

Iniciativa Chatbot for Good conta com sessões de cocriação organizada pela Oracle e ONG Junior Achievement. Estudantes de escola pública aprendem a usar Inteligência Artificial para resolver problemas da comunidade e transformar a sua realidade
São Paulo—18 de Setembro de 2018
Chatbot for Good, iniciativa da Oracle para que estudantes de toda a região aprendam a usar a tecnología para transformar sua realidade, começa a segunda edição na América Latina, com apoio da Junior Achievement. Durante um mês e meio, serão realizadas sessões em Buenos Aires, São Paulo, Guadalajara, Cidade do México e Santiago de Chile.
Em São Paulo, 40 jovens da ETEC de Paraisópolis, trabalharão em equipe, nos dias 20 e 21 de setembro, começando com a metodología de design thinking para criar uma solução que aborde tema de educação ou meio ambiente. Uma vez definido, os participantes aprenderão a programar um protótipo funcional de chatbot – tecnologiaquecontempla o uso de aprendizagem automática – para chegar a uma resposta.
“Queremos estimular o pensamento criativo e impulsar o potencial dos jovens por meio da educação para que comecem a projetar hoje o futuro, bem como gerar real impacto em suas comunidades”, explica Vanessa Scaburri, diretora de Cidadanía Corporativa da Oracle América Latina.
“Estamos felizes de ter encontrado um parceiro como a Oracle que nos acompanha pelo segundo ano consecutivo em nosso objetivo de ativar os estudantes e prepará-los para o mercado de trabalho. Ter a oportunidade de inspirar centenas de jovens com tecnologias disruptivas, como inteligência artificial, sem dúvida, faz a diferença no desenvolvimento de habilidades a fim de empoderá-los”, comenta Leo Martellotto, presidente da Junior Achievement Américas.
Chatbot for Good teve sua primeira edição, no início de 2018, na Argentina, Brasil e México. Os participantes estiveram nos escritórios da Oracle, nos respectivos países, acompanhados por voluntários da empresa, para sessões de cocriação de protótipos funcionais de chatbot (Oracle Intelligent Bot) para atender a temas a serem solucionados em suas próprias comunidades.
Alguns dos assuntos tratados foram a falta de orientação vocacional nos últimos anos da escola secundária, a carência de ferramentas ou metodologias de estudo, o desconhecimento dos jovens sobre educação sexual e concientização sobre contaminação ou reciclagem. Com isso, elaboraram diversos projetos, como PachaBot, que promove e educa, solucionando dúvidas de como reciclar e onde (com uso de GPS), além de criar um sistema de incentivos para fomento da sustentabildiade; O StephenBot, ajuda os jovens a superar as dificuldades na fase escolar com melhores práticas. Já o Edu Sex Bot, uma aplicativo que resolve, de forma confidencial, as questões e inquietudes relacionadas com sexualidade, como métodos anticonceptivos ou doenças venéreas.
Sobre a Oracle
A Oracle Cloud oferece um portfólio completo de aplicações SaaS para ERP, HCM e CX, além da melhor base de dados em Plataforma como Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS), nos data centers localizados nas Américas, Europa e Ásia. Para mais informações sobre a Oracle (NYSE: ORCL. visite www.oracle.com.
Marcas Registradas
Oracle e Java são marcas registradas da Oracle e/ou suas afiliadas. Outros nomes são de propriedade de seus respectivos donos
Sobre a Junior Achievement
Junior Achievement (JA) é uma das maiores ONGs do mundo atendendo a juventude, ativa estudantes para se prepararem para o mercado de trabalho. Com aprendizado prático e combinado com educação financeira, preparação para o empreendorismo, empoderando os jovens para criarem ideias, aperfeçoarem suas habilidades, administrarem seus ganhos e assegurarem melhor qualidade de vida para eles, suas familias e comunidades. Com mais de 100 países membros, a rede JA Worldwide conta com cerca de 470.000 voluntários e mentores, que atendem mais de 10 milhões de jovens em todo o mundo a cada ano. Sua missão é inspirar e preparar os jovens para o sucesso, gerando espírito empreendedor, valores, habilidades e educação financeira. Na Argentina, opera desde 1991 e possui escritórios em Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, Santa Fé, Salta, Tucumán e Jujuy; alcançando com seus programas mais de 870.000 alunos entre 5 e 23 anos de idade de instituições de ensino públicas e privadas em todo o país. Kit de mídia: http://junior.org.ar/prensa/