As relações sociais, mesmo no formato digital, requerem atenção aos pequenos detalhes para que alcancem os resultados esperados e, sobretudo, não comprometam a reputação da empresa.
Programadas para facilitar a interação social, as redes sociais obtiveram um crescimento significativo nos últimos anos.
Sua propagação é tamanha, que empresas as têm utilizado como fonte de pesquisa de mercado, canais de divulgação ou até mesmo como forma de avaliação admissional.
Sem mencionar que, muitas vezes o funcionário encarregado por alimentá-las, torna-se responsável pela imagem da corporação.
Por isso, certos comportamentos nas mídias sociais podem causar a impressão errada ou até uma demissão indesejada.
Confira a seguir algumas atitudes que devem ser evitadas nas redes sociais:
#1 – Fotos Íntimas
Evite postar fotos íntimas em qualquer mídia social. Fotos de biquíni na piscina ou, no caso masculino, sem camisa na academia não caem bem.
Publicações como estas devem ser direcionadas exclusivamente a pessoas próximas, com a qual exista um elevado nível de intimidade.
O mesmo vale para a postagem de fotos ingerindo bebidas alcoólicas.
#2 – Escrita Correta
Apesar da comunicação informal imperar nas mídias sociais, isso não significa que erros gramaticais sejam toleráveis.
Este ato compromete sua credibilidade e, em caso de um processo de recrutamento, pode ser um item eliminatório.
#3 – Falar Mal da Empresa ou de Colegas de Trabalho
Mantenha uma postura ética.
Jamais fale mal de colegas ou do ambiente de corporativo nas mídias sociais, seja da atual empresa ou de empresas anteriores.
Expor de forma pública um colega ou a corporação na qual você prestou seus serviços, põem em dúvida sua lealdade e capacidade como profissional.
#4 – Abusar das Redes Sociais Durante o Expediente
Caso suas atividades não sejam relacionadas às mídias sociais, o ideal é estas não sejam utilizadas durante seu expediente de trabalho.
Não há problema em checá-las durante o horário de almoço ou ao fim do expediente, no entanto, o colaborador que a utiliza em horário de trabalho para tratar de assuntos pessoais acaba mal visto e transparece a imagem de procrastinação.
#5 – Postagens Inadequadas
Para concluir, tenha cuidado com mensagens do tipo: “ Chega sexta-feira” ou “Ô, 18h que não chega”.
Apesar de muito utilizada com motivo de descontração, postagens como estas podem ser mal interpretada por gestores, seja como uma forma de reclamação pelo volume de trabalho, insubordinação ou até mesmo preguiça.
***
Se seguir estas dicas, você poderá ter um convívio sadio entre as mídias sociais e sua vida pessoal e profissional, sem cometer gafes desnecessária ou levar puxões de orelha.
As mídias sociais são, sem dúvida, uma ótima ferramenta de interação, capazes de facilitar a resolução de diversos problemas. Porém, há hora e maneiras adequadas de se utilizá-las.